Por que motivo, durante a gravidez, os sonhos e os pesadelos são mais frequentes?
Escrito por: Michelle Tomás
Os sonhos e os pesadelos durante a gravidez, principalmente durante o terceiro trimestre, tornam-se mais vívidos e frequentes, avança um artigo publicado no portal Live Science.

Uma das características da gravidez é a regularidade dos sonhos e pesadelos. Estudos apontam que mulheres grávidas reportam mais pesadelos e sonhos vívidos quando comparadas com mulheres que não estão grávidas. É durante o terceiro trimestre que se verifica um aumento dos sonhos e pesadelos na grávida.
O ciclo do sono é composto por cinco níveis e um deles é caracterizado pelo movimento rápido dos olhos (REM). Este estágio ocupa cerca 25% do sono e é a fase em que decorrem os sonhos ou pesadelos.
O cérebro está ativamente a selecionar experiencias e emoções recentes durante o sono. Investigadores acreditam que o sonho desempenha um papel de consolidação e processamento de novas informações. Porém, se o ciclo do sono é interrompido durante a fase do REM, está-se mais apto a recordar de uma forma mais vívida o que se estava a sonhar.
Devido aos desconfortos da gravidez, intensificados no terceiro trimestre, a mulher tem maior probabilidade de acordar durante a fase do REM, recordando por isso, de forma precisa, os sonhos e os pesadelos.
Últimas Notícias
Uma investigação publicada pelo Centro para Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA indica que o impacto da COVID-19 em grávidas é significativamente maior do que em mulheres não grávidas, com a mesma idade.
A Direção-Geral da Saúde vai incluir as grávidas na vacinação gratuita contra a gripe, na época 2020/2021. A vacinação contra a gripe também começará mais cedo, logo no início de outubro.
Investigação da Universidade de Cambridge sugere que as crianças cujos pais dedicam tempo a brincar com elas podem ter mais facilidade em controlar o comportamento e as emoções.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou esta sexta-feira que as mulheres sem COVID-19 poderão ter um acompanhante durante o parto, sublinhando que “as unidades hospitalares devem procurar assegurar as condições necessárias para permitir” a sua presença.
Num período em que muitos futuros pais #ficamemcasa, de quarentena ou em isolamento profilático, devido à pandemia COVID-19, BIAL disponibiliza o curso online “Vamos ser Pais!” - www.vamosserpais.pt, especialmente pensado e elaborado para proporcionar a todos os pais a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências que os ajudem a preparar, de forma serena e plena, esta nova etapa da vida.