Pais estão hoje mais envolvidos na educação dos filhos do que antigamente

Atualmente os pais despendem mais tempo, prestam mais cuidados e são mais afetuosos com as crianças do que no passado, sugere um estudo publicado no Journal of Marriage and Family

Pais estão hoje mais envolvidos na educação dos filhos do que antigamente

A investigação concluiu que, seja num jogo de futebol, num recital de piano, ou em momentos difíceis que exijam apoio emocional, parece haver uma mudança na forma como os pais perspetivam os seus papéis na educação da criança.

«A maior parte dos pais veem-se como tendo um papel tão importante como as mães no apoio aos filhos. Contudo, existe um grupo de pais que acreditam ser apenas chefes de família, tendo unicamente a função de exercer disciplina», afirma o sociólogo e professor Kevin Shafer, um dos autores do estudo.

A investigação avaliou uma amostra de 2194 pais de crianças entre os dois e os 18 anos de idade, habitantes nos Estados Unidos da América.

Os resultados sugerem ainda que as expectativas sobre o papel do pai na educação da criança estão em constante transformação nos dias de hoje.

«À medida que as atuais tendências sociais pressionam os homens no sentido de terem um maior envolvimento familiar, vemos cada vez mais pais a mobilizarem-se para intervir de forma ativa na vida dos filhos. Ao mesmo tempo que ensinamos os rapazes e homens a serem mais conscientes emocionalmente e a cultivarem o bem-estar emocional, estes ganham competências para se tornarem melhores pais, capazes de contribuir não apenas financeiramente para o bem-estar dos filhos, mas também emocionalmente e mentalmente», acrescenta Kevin Shafer.

Últimas Notícias

Brincar com o pai pode melhorar capacidade de autocontrolo da criança, diz estudo

Investigação da Universidade de Cambridge sugere que as crianças cujos pais dedicam tempo a brincar com elas podem ter mais facilidade em controlar o comportamento e as emoções.

COVID-19: DGS indica condições necessárias para permitir a presença de um acompanhante no parto

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou esta sexta-feira que as mulheres sem COVID-19 poderão ter um acompanhante durante o parto, sublinhando que “as unidades hospitalares devem procurar assegurar as condições necessárias para permitir” a sua presença.

Bial disponibiliza curso online para futuros pais

Num período em que muitos futuros pais #ficamemcasa, de quarentena ou em isolamento profilático, devido à pandemia COVID-19, BIAL disponibiliza o curso online “Vamos ser Pais!” - www.vamosserpais.pt, especialmente pensado e elaborado para proporcionar a todos os pais a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências que os ajudem a preparar, de forma serena e plena, esta nova etapa da vida.

COVID-19: Estudo sugere que transmissão de mães para filhos na gravidez é possível, mas rara

Um estudo com 33 grávidas, realizado na China, indica que a transmissão do novo coronavírus da grávida para o feto é possível, mas rara. Dados científicos ainda são escassos para poder compreender as vias de contágio e os efeitos da exposição ao vírus na saúde de mãe e bebé.  

Cérebros dos bebés e dos adultos “sincronizam” durante a brincadeira

Estudo conclui que cérebros de pais e filhos estão no mesmo “comprimento de onda” quando partilham brinquedos e contacto visual. Mesmo quando os bebés ainda não conseguem falar, estão “ligados” a nós em pensamento.

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.