Hipertensão na gravidez pode prejudicar saúde cardiovascular da mãe

Um estudo publicado na revista científica Paediatric & Perinatal Epidemiology sugere que a hipertensão na gravidez está associada a um risco acrescido de doenças cardiovasculares mais tarde. 

Hipertensão na gravidez pode prejudicar saúde cardiovascular da mãe

De acordo com uma notícia publicada no portal Science Daily, a investigação analisou uma amostra de 146.748 mulheres grávidas pela primeira vez, acompanhando o seu estado de saúde durante os quatro anos e meio seguintes. Leia o artigo científico completo, aqui.

Entre estas mulheres, 997 receberam um diagnóstico de doença cardiovascular e 6812 desenvolveram hipertensão arterial.

Em comparação com as mulheres que não sofreram de problemas de tensão arterial alta durante a gravidez, as mulheres com hipertensão apresentaram um risco 2,2 vezes mais alto de desenvolver doença cardiovascular e 5,6 vezes superior de desenvolver hipertensão após a gravidez. Esta relação não se verificou em gravidezes seguintes.

Sonia Grandi, doutoranda na Universidade de McGill, no Canadá, e uma das autoras do estudo, defende que estes resultados reforçam a necessidade de acompanhamento médico das mulheres com um historial de hipertensão na gravidez, de forma a controlar de forma precoce os fatores de risco associados a doenças cardiovasculares.

Se a hipertensão surgir pela primeira vez durante a gravidez, denomina-se pré-eclâmpsia. Saiba mais sobre esta forma de hipertensão no artigo Nove Meses escrito pelo obstetra Professor Doutor Luís Mendes da Graça, disponível aqui.

Últimas Notícias

COVID-19: DGS indica condições necessárias para permitir a presença de um acompanhante no parto

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou esta sexta-feira que as mulheres sem COVID-19 poderão ter um acompanhante durante o parto, sublinhando que “as unidades hospitalares devem procurar assegurar as condições necessárias para permitir” a sua presença.

Bial disponibiliza curso online para futuros pais

Num período em que muitos futuros pais #ficamemcasa, de quarentena ou em isolamento profilático, devido à pandemia COVID-19, BIAL disponibiliza o curso online “Vamos ser Pais!” - www.vamosserpais.pt, especialmente pensado e elaborado para proporcionar a todos os pais a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências que os ajudem a preparar, de forma serena e plena, esta nova etapa da vida.

COVID-19: Estudo sugere que transmissão de mães para filhos na gravidez é possível, mas rara

Um estudo com 33 grávidas, realizado na China, indica que a transmissão do novo coronavírus da grávida para o feto é possível, mas rara. Dados científicos ainda são escassos para poder compreender as vias de contágio e os efeitos da exposição ao vírus na saúde de mãe e bebé.  

Cérebros dos bebés e dos adultos “sincronizam” durante a brincadeira

Estudo conclui que cérebros de pais e filhos estão no mesmo “comprimento de onda” quando partilham brinquedos e contacto visual. Mesmo quando os bebés ainda não conseguem falar, estão “ligados” a nós em pensamento.

Consumo de fruta na gravidez melhora desenvolvimento cognitivo do bebé

Um estudo realizado na Universidade de Alberta, no Canadá, concluiu que o consumo de fruta na gravidez pode ajudar a estimular o desenvolvimento do cérebro do bebé. 

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.