Estudo sugere que crianças memorizam sons durante a sesta

Cientistas analisaram o que as crianças ouvem ou não durante o sono, concluindo que o ambiente sonoro durante as sestas não passa despercebido e gera memórias.

Estudo sugere que crianças memorizam sons durante a sesta

A Ciência tem demonstrado que há fortes possibilidades de a audição ser o único sentido que está sempre "ativo", mesmo durante o sono.

Uma equipa de investigadores da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos da América, estudou um grupo de crianças em idade pré-escolar, para analisar que sons são ouvidos durante o sono e como é que esses influenciam o desenvolvimento neurológico da criança.

Nos testes, as crianças foram acomodadas em quartos isolados, tendo sido expostas a alguns sons sem significado enquanto dormiam. A análise das ondas cerebrais, visíveis em eletroencefalogramas, permitiram verificar que as crianças desenvolvem traços de memória em relação a sons escutados durante o sono.

Os resultados deste estudo foram apresentados no 176º Encontro da Sociedade Americana de Acústica (Acoustical Society of America's).

Últimas Notícias

Bial disponibiliza curso online para futuros pais

Num período em que muitos futuros pais #ficamemcasa, de quarentena ou em isolamento profilático, devido à pandemia COVID-19, BIAL disponibiliza o curso online “Vamos ser Pais!” - www.vamosserpais.pt, especialmente pensado e elaborado para proporcionar a todos os pais a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências que os ajudem a preparar, de forma serena e plena, esta nova etapa da vida.

COVID-19: Estudo sugere que transmissão de mães para filhos na gravidez é possível, mas rara

Um estudo com 33 grávidas, realizado na China, indica que a transmissão do novo coronavírus da grávida para o feto é possível, mas rara. Dados científicos ainda são escassos para poder compreender as vias de contágio e os efeitos da exposição ao vírus na saúde de mãe e bebé.  

Cérebros dos bebés e dos adultos “sincronizam” durante a brincadeira

Estudo conclui que cérebros de pais e filhos estão no mesmo “comprimento de onda” quando partilham brinquedos e contacto visual. Mesmo quando os bebés ainda não conseguem falar, estão “ligados” a nós em pensamento.

Consumo de fruta na gravidez melhora desenvolvimento cognitivo do bebé

Um estudo realizado na Universidade de Alberta, no Canadá, concluiu que o consumo de fruta na gravidez pode ajudar a estimular o desenvolvimento do cérebro do bebé. 

Oito formas de demonstrar amor pelo seu filho, segundo a Academia Americana de Pediatria

Com o aproximar do Dia de São Valentim, a Academia Americana de Pediatria (AAP) lança o apelo para que os pais nutram os seus filhos com amor e atenção durante todo o ano.

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.