Estudo sugere que crianças memorizam sons durante a sesta

Cientistas analisaram o que as crianças ouvem ou não durante o sono, concluindo que o ambiente sonoro durante as sestas não passa despercebido e gera memórias.

Estudo sugere que crianças memorizam sons durante a sesta

A Ciência tem demonstrado que há fortes possibilidades de a audição ser o único sentido que está sempre "ativo", mesmo durante o sono.

Uma equipa de investigadores da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos da América, estudou um grupo de crianças em idade pré-escolar, para analisar que sons são ouvidos durante o sono e como é que esses influenciam o desenvolvimento neurológico da criança.

Nos testes, as crianças foram acomodadas em quartos isolados, tendo sido expostas a alguns sons sem significado enquanto dormiam. A análise das ondas cerebrais, visíveis em eletroencefalogramas, permitiram verificar que as crianças desenvolvem traços de memória em relação a sons escutados durante o sono.

Os resultados deste estudo foram apresentados no 176º Encontro da Sociedade Americana de Acústica (Acoustical Society of America's).

Últimas Notícias

Música poderá estimular desenvolvimento de bebés prematuros

Cientistas do Hospital Universitário de Genebra, na Suíça, tiveram a ideia de   colocar música no serviço de neonatologia, especialmente composta para estimular o desenvolvimento da atividade cerebral dos recém-nascidos prematuros.

Bebé no útero reage à luz antes do que se pensava

No segundo trimestre de gravidez, muito antes de conseguir ver imagens, o bebé consegue já detetar luz.

Poluição do ar pode aumentar risco de aborto espontâneo, diz estudo

Investigação publicada na revista científica Nature Sustainability indica que a exposição a um ar poluído durante a gravidez está associada a um risco acrescido de aborto espontâneo no primeiro trimestre de gravidez.

Bebés compreendem conceito dos números muito antes de conseguirem contar, diz estudo

Novo estudo da Universidade Johns Hopkins sugere que os bebés são capazes de compreender o conceito de contagem, anos antes de conseguirem dizer "1, 2, 3".

Demasiada cafeína na gravidez pode afetar fígado do bebé

Novo estudo indica que a ingestão excessiva de cafeína na gravidez pode prejudicar o desenvolvimento do fígado do bebé e aumentar o risco de doença hepática na idade adulta. 

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.