DGS sublinha importância da vacinação contra o sarampo em tempo de férias

A Direção-Geral de Saúde (DGS) apelou esta segunda-feira à vacinação das crianças aos 12 meses e cinco anos de idade contra o sarampo, papeira e rubéola (VASPR), sobretudo tendo em consideração os riscos acrescidos de um surto de sarampo em época de férias e viagens. 

DGS sublinha importância da vacinação contra o sarampo em tempo de férias

Num comunicado enviado à comunicação social, o subdiretor-geral da Saúde, Diogo Cruz, explica que, devido ao período de férias, há uma maior circulação de viajantes, pelo que é necessário assegurar a vacinação antes das deslocações para países ou regiões onde ocorrem surtos de sarampo (França, Alemanha, Reino Unido, Grécia ou Roménia, mas também alguns países da América, África e Ásia).

“Recomenda-se que, preferencialmente quatro a seis semanas antes da viagem, verifique o seu Boletim Individual de Saúde (Boletim de Vacinas) e, se necessário, vacine-se e vacine os seus familiares”, indica o comunicado.

O Programa Nacional de Vacinação (PNV) recomenda duas doses de vacina contra a VASPR, aos 12 meses e aos cinco anos. No entanto, para quem vai viajar para regiões onde ocorrem surtos de sarampo, e que não tenham historial desta doença, o PNV recomenda a vacinação das crianças entre os seis e 12 meses, através de prescrição médica. No caso das crianças até aos onze meses, a dose administrada denomina-se "dose zero" e deve depois ser completada de acordo com o esquema recomendado pelo PNV.

Últimas Notícias

Brincar com o pai pode melhorar capacidade de autocontrolo da criança, diz estudo

Investigação da Universidade de Cambridge sugere que as crianças cujos pais dedicam tempo a brincar com elas podem ter mais facilidade em controlar o comportamento e as emoções.

COVID-19: DGS indica condições necessárias para permitir a presença de um acompanhante no parto

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou esta sexta-feira que as mulheres sem COVID-19 poderão ter um acompanhante durante o parto, sublinhando que “as unidades hospitalares devem procurar assegurar as condições necessárias para permitir” a sua presença.

Bial disponibiliza curso online para futuros pais

Num período em que muitos futuros pais #ficamemcasa, de quarentena ou em isolamento profilático, devido à pandemia COVID-19, BIAL disponibiliza o curso online “Vamos ser Pais!” - www.vamosserpais.pt, especialmente pensado e elaborado para proporcionar a todos os pais a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências que os ajudem a preparar, de forma serena e plena, esta nova etapa da vida.

COVID-19: Estudo sugere que transmissão de mães para filhos na gravidez é possível, mas rara

Um estudo com 33 grávidas, realizado na China, indica que a transmissão do novo coronavírus da grávida para o feto é possível, mas rara. Dados científicos ainda são escassos para poder compreender as vias de contágio e os efeitos da exposição ao vírus na saúde de mãe e bebé.  

Cérebros dos bebés e dos adultos “sincronizam” durante a brincadeira

Estudo conclui que cérebros de pais e filhos estão no mesmo “comprimento de onda” quando partilham brinquedos e contacto visual. Mesmo quando os bebés ainda não conseguem falar, estão “ligados” a nós em pensamento.

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.