Bebés compreendem conceito dos números muito antes de conseguirem contar, diz estudo

Novo estudo da Universidade Johns Hopkins sugere que os bebés são capazes de compreender o conceito de contagem, anos antes de conseguirem dizer "1, 2, 3".

Bebés compreendem conceito dos números muito antes de conseguirem contar, diz estudo

Um novo estudo levado a cabo por investigadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos da América, concluiu que o conceito de contagem pode ser interiorizado pelos bebés anos antes de estes conseguirem contar alto.

De acordo com uma notícia publicada no portal Medical Xpress, a equipa de investigação verificou que, numa fase muito inicial do desenvolvimento da criança, - e anos antes do que se pensava - os bebés que ouvem os outros a contar conseguem já ter alguma noção do conceito dos números e da sua relação com as quantidades.

"Apesar de estarem a anos de conseguirem compreender o significado exato dos números, os bebés conseguem já perceber que contar tem a ver com números", explicou Lisa Feigenson, cientista na área da Cognição na Universidade Johns Hopkins, e uma das autoras do estudo.

É sabido que uma grande parte das crianças não compreendem em pleno o significado das palavras que designam números até terem cerca de quatro anos de idade.

Neste estudo, a grande questão colocada pelos investigadores foi: será que as crianças não têm mesmo noção do que significa contar até à idade pré-escolar?

De acordo com Lisa Feigenson, este tipo de investigação é uma prova de que "na verdade, os bebés têm uma compreensão bastante sofisticada do mundo - estão já a tentar encontrar sentido no que os adultos à sua volta dizem, e isso inclui o domínio da contagem e dos números".

Veja aqui o vídeo que a Universidade de John Hopkins divulgou para mostrar algumas das experiências realizadas para avaliar esta capacidade em crianças entre os 14 e os 18 meses de idade.

O estudo foi publicado na revista científica Developmental Science.

Últimas Notícias

Brincar com o pai pode melhorar capacidade de autocontrolo da criança, diz estudo

Investigação da Universidade de Cambridge sugere que as crianças cujos pais dedicam tempo a brincar com elas podem ter mais facilidade em controlar o comportamento e as emoções.

COVID-19: DGS indica condições necessárias para permitir a presença de um acompanhante no parto

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou esta sexta-feira que as mulheres sem COVID-19 poderão ter um acompanhante durante o parto, sublinhando que “as unidades hospitalares devem procurar assegurar as condições necessárias para permitir” a sua presença.

Bial disponibiliza curso online para futuros pais

Num período em que muitos futuros pais #ficamemcasa, de quarentena ou em isolamento profilático, devido à pandemia COVID-19, BIAL disponibiliza o curso online “Vamos ser Pais!” - www.vamosserpais.pt, especialmente pensado e elaborado para proporcionar a todos os pais a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências que os ajudem a preparar, de forma serena e plena, esta nova etapa da vida.

COVID-19: Estudo sugere que transmissão de mães para filhos na gravidez é possível, mas rara

Um estudo com 33 grávidas, realizado na China, indica que a transmissão do novo coronavírus da grávida para o feto é possível, mas rara. Dados científicos ainda são escassos para poder compreender as vias de contágio e os efeitos da exposição ao vírus na saúde de mãe e bebé.  

Cérebros dos bebés e dos adultos “sincronizam” durante a brincadeira

Estudo conclui que cérebros de pais e filhos estão no mesmo “comprimento de onda” quando partilham brinquedos e contacto visual. Mesmo quando os bebés ainda não conseguem falar, estão “ligados” a nós em pensamento.

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.