6 aspetos que deve ter em conta quando lê uma história ao seu bebé

De acordo com um estudo realizado na Austrália, há alguns gestos que potenciam os benefícios da leitura de histórias para o desenvolvimento cognitivo da criança. Fazer perguntas e "sintonizar-se" com o bebé são alguns deles. Saiba mais sobre este tema.

6 aspetos que deve ter em conta quando lê uma história ao seu bebé

Os benefícios de ler histórias aos filhos desde o nascimento estão cientificamente comprovados. A magia da interação entre pais e filhos promove o desenvolvimento cognitivo ainda antes de a criança conseguir falar ou ler.
Um novo estudo publicado na revista científica Scientific Studies of Reading analisou cerca de 5 mil crianças australianas, concluindo que a leitura partilhada é uma oportunidade única de ensinar novas palavras e conceitos.

Ao analisarem as diferentes formas de os pais contarem histórias, os investigadores verificaram alguns aspetos da leitura partilhada que devem ser tidos em consideração para promover os benefícios da leitura no desenvolvimento da cognição.

1. Sincronize-se com o seu filho
Os investigadores consideram que este talvez seja um dos aspetos mais importantes da leitura de histórias: sintonizar-se com o seu filho. Isto é, ouvir e observar as pistas que este dá. Será que gosta da história? Compreendeu as palavras? Está a prestar mais atenção às imagens ou ao texto?

2. Faça perguntas
De acordo com os investigadores, o envolvimento de pais e filhos é mais "divertido e informativo" se os pais forem colocando questões. Mesmo que o bebé ainda não fale, vá colocando questões sobre a história.

Estas questões não são úteis apenas para ajudar a criança a adquirir conhecimento e novas formas de pensar, mas também a fortalecer o elo emocional entre pai/mãe e filho.

3. Vá além da descrição das imagens ou leitura do texto
Em vez de descrever apenas o que se vê nas ilustrações de uma história, ir um pouco mais além, acrescentando informação resultante da sua própria imaginação, ajuda a tornar a experiência da história mais enriquecedora e promove o desenvolvimento do pensamento abstrato na criança.

4. Faça ligações lógicas entre diferentes partes da história
Por vezes é necessário que os pais reforcem a ligação lógica entre partes da história, para que a criança não se perca no enredo.

5. Acrescente pormenores relevantes
Normalmente os pais adicionam detalhes à história para a tornar mais interessante ou fácil de compreender. Os investigadores encontram outra utilidade na junção de pormenores relevantes à história: estes ajudam a melhorar a aprendizagem da criança.

6. Fale sobre conceitos mentais e emocionais
A observação da dinâmica de pais e filhos na leitura partilhada de histórias permitiu ainda concluir que os pais que não apenas descrevem os acontecimentos de uma história, mas também refletem sobre conceitos associados a emoções, desejos e pensamentos, estão com isso a ajudar os filhos a ter melhores competências cognitivas. As crianças que passam por esta experiência tendem a desenvolver uma melhor empatia e compreensão das emoções dos outros, competências para desenvolver uma amizade e ainda uma melhor memória.

Últimas Notícias

COVID-19: DGS indica condições necessárias para permitir a presença de um acompanhante no parto

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou esta sexta-feira que as mulheres sem COVID-19 poderão ter um acompanhante durante o parto, sublinhando que “as unidades hospitalares devem procurar assegurar as condições necessárias para permitir” a sua presença.

Bial disponibiliza curso online para futuros pais

Num período em que muitos futuros pais #ficamemcasa, de quarentena ou em isolamento profilático, devido à pandemia COVID-19, BIAL disponibiliza o curso online “Vamos ser Pais!” - www.vamosserpais.pt, especialmente pensado e elaborado para proporcionar a todos os pais a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências que os ajudem a preparar, de forma serena e plena, esta nova etapa da vida.

COVID-19: Estudo sugere que transmissão de mães para filhos na gravidez é possível, mas rara

Um estudo com 33 grávidas, realizado na China, indica que a transmissão do novo coronavírus da grávida para o feto é possível, mas rara. Dados científicos ainda são escassos para poder compreender as vias de contágio e os efeitos da exposição ao vírus na saúde de mãe e bebé.  

Cérebros dos bebés e dos adultos “sincronizam” durante a brincadeira

Estudo conclui que cérebros de pais e filhos estão no mesmo “comprimento de onda” quando partilham brinquedos e contacto visual. Mesmo quando os bebés ainda não conseguem falar, estão “ligados” a nós em pensamento.

Consumo de fruta na gravidez melhora desenvolvimento cognitivo do bebé

Um estudo realizado na Universidade de Alberta, no Canadá, concluiu que o consumo de fruta na gravidez pode ajudar a estimular o desenvolvimento do cérebro do bebé. 

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.