1 em cada 3 mulheres experienciam compulsão alimentar na gravidez

Um estudo com mais de 11 mil grávidas concluiu que cerca de um terço das mulheres sentem que perdem o controlo sobre a quantidade de comida que ingerem durante a gravidez.

1 em cada 3 mulheres experienciam compulsão alimentar na gravidez

A investigação, cujos resultados foram publicados no American Journal of Clinical Nutrition, indica que cerca de 36 por cento das mulheres da amostra revela perda de controlo na alimentação ao longo do período de gestação. Em 5 por cento dos casos, esta dificuldade é frequente.

Este tipo de compulsão alimentar, se não for tratada, pode conduzir a um aumento excessivo de peso e representar um risco acrescido de o bebé vir a ter problemas de peso a longo prazo.

«O ganho de peso gestacional não apenas coloca a criança em maior risco de obesidade, mas é também um preditor de obesidade na mãe futuramente», indica a investigadora Nadia Micali, da University College London.

O estudo aponta ainda que as mulheres que sofrem deste distúrbio têm tendência a ingerir alimentos menos saudáveis, e geralmente apresentam menores níveis de vitaminas B1 e ácido fólico.

Últimas Notícias

Grávidas apresentam maior risco de doença grave e morte por COVID-19, diz estudo

Uma investigação publicada pelo Centro para Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA indica que o impacto da COVID-19 em grávidas é significativamente maior do que em mulheres não grávidas, com a mesma idade.

Vacina da gripe será gratuita para grávidas

A Direção-Geral da Saúde vai incluir as grávidas na vacinação gratuita contra a gripe, na época 2020/2021. A vacinação contra a gripe também começará mais cedo, logo no início de outubro.

Brincar com o pai pode melhorar capacidade de autocontrolo da criança, diz estudo

Investigação da Universidade de Cambridge sugere que as crianças cujos pais dedicam tempo a brincar com elas podem ter mais facilidade em controlar o comportamento e as emoções.

COVID-19: DGS indica condições necessárias para permitir a presença de um acompanhante no parto

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou esta sexta-feira que as mulheres sem COVID-19 poderão ter um acompanhante durante o parto, sublinhando que “as unidades hospitalares devem procurar assegurar as condições necessárias para permitir” a sua presença.

Bial disponibiliza curso online para futuros pais

Num período em que muitos futuros pais #ficamemcasa, de quarentena ou em isolamento profilático, devido à pandemia COVID-19, BIAL disponibiliza o curso online “Vamos ser Pais!” - www.vamosserpais.pt, especialmente pensado e elaborado para proporcionar a todos os pais a oportunidade de adquirir conhecimentos e competências que os ajudem a preparar, de forma serena e plena, esta nova etapa da vida.

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.