É verdade que...

Escrito por: Ana Margarida Marques

Saiba as respostas às principais questões sobre o aleitamento materno, para cuidar do bebé que vai nascer.

É verdade que... class=

… Amamentar ajuda o útero a voltar ao tamanho normal a seguir ao parto?

Sim, pois amamentar ativa na mãe a produção de hormonas como a oxitocina, o que vai ajudar na contratilidade do útero para voltar ao seu tamanho normal.

… O leite artificial pode ser desvantajoso para o bebé?

Os bebés que são alimentados com o leite artificial têm uma maior propensão para digestões complicadas e mais cólicas, pois o seu sistema digestivo é ainda imaturo para digerir as fórmulas lácteas.

… Mais vale um biberão dado com amor do que um peito de forma contrariada?

Sem dúvida. A mãe deve proporcionar ao seu filho o que considera ser melhor para o alimentar, seja leite materno ou leite artificial. Os sentimentos de culpa por parte da mãe por não amamentar só a levam a sentir-se menos tranquila e menos feliz, o que se repercute no bem-estar do bebé.

… O bebé deve pegar na mama logo após nascer?

É na hora imediatamente a seguir ao parto que se deve pôr o bebé ao peito da mãe, altura em que o recém-nascido tem o reflexo de sucção mais ativo e que faz gradualmente a adaptação à vida fora do útero.

… O leite da mãe pode acabar semanas após o nascimento?

Nem pensar. Entre as três a seis semanas de vida ocorrem os primeiros picos de crescimento. O bebé vai aumentar as suas necessidades em termos de quantidade de leite materno e a frequência dos períodos de fome, o que leva as mães desinformadas a acreditarem que não são capazes de produzir leite suficiente para o seu bebé. Um pouco de calma e paciência permite à mãe continuar a amamentar o seu filho.

… A ansiedade e o stresse influenciam a capacidade de a mãe amamentar?

O bebé, quando mama, tem um contacto com a pele da mãe, sente o seu calor e os batimentos cardíacos, sinais que são reconhecidos pelo bebé, ajudando-o a sentir-se seguro junto da mãe. Quando, pelo contrário, esta se sente ansiosa e insegura, é natural que esse efeito se repercuta no seu bebé.

… Se tiver gémeos, não posso amamentar?

O aleitamento materno é colocado em prática na gravidez gemelar tal como numa gravidez única. Embora haja as dificuldades acrescidas no caso dos gémeos, existem técnicas para dar de mamar aos dois em simultâneo. Há mesmo mulheres que conseguem amamentar os seis meses em exclusividade.

… A mãe também tem vantagens em amamentar?

Além de permitir à mãe sentir o prazer de amamentar o seu filho, a amamentação pode estar associada a muitos benefícios, tais como haver uma menor probabilidade de ter cancro da mama. Constitui o método mais barato e seguro de alimentar o bebé.

… Amamentar pode ser doloroso para a mãe?

O mais importante é assegurar que o bebé está a obter leite da mama da mãe e não está a fazer da mama uma chupeta, o que pode macerar os mamilos, criar fissuras e mesmo desencorajar a amamentação.

… Há bebés que não podem mamar?

A amamentação só é contraindicada em situações muito raras, como em doenças metabólicas do bebé e no caso de doenças graves da própria mãe. É importante que a mãe peça este tipo de informação junto do seu médico.

… Até quando é recomendado os bebés mamarem em exclusivo?

A Organização Mundial de Saúde e a Unicef recomendam que as crianças sejam nutridas apenas com leite materno nos primeiros seis meses de vida, em regime livre (sempre que o bebé quiser), sem intervalos noturnos, sem suplementos de outro leite, nem complementado com qualquer outro tipo de comida.

… Os bebés continuam a mamar mesmo depois da introdução das papas?

A partir dos seis meses, o bebé deve receber alimentos complementares como as sopas e as papas, mas a mãe deve continuar a manter o aleitamento materno pelo menos até aos dois anos de idade.

… Não é aconselhável que o bebé mame após completar dois anos?

Não há um consenso dos pediatras relativamente a esta questão, no entanto muitos garantem que o bebé só tem vantagens em mamar até aos dois anos, ou mais tempo, desde que a mãe esteja disposta e motivada a continuar o aleitamento.

… Existem grupos de apoio à amamentação?

Sim, para as mães poderem esclarecer as suas dúvidas quando sentem dificuldades em amamentar. Peça os contactos úteis junto do seu médico, centro de saúde ou hospital.

Outros Artigos deste tema

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.