Hábitos de vida a adotar
A preconceção é o momento ideal para reavaliar aspetos relacionados com o estilo de vida tais como o estado nutricional, o peso corporal e a toma de medicamentos.

Durante a preconceção devem ser colocadas em prática medidas de prevenção primária de saúde. Juntamente com o médico, há que reavaliar o estado nutricional, a adequação do peso, eventual medicação, entre outros hábitos da mulher.
Adequação do peso
Um fator importante na preconceção é o peso. A obesidade e o baixo peso podem ter repercussões no processo reprodutivo, na gravidez e na saúde materna e do feto.
No caso das mulheres com excesso de peso, a preconceção é a altura ideal para a reavaliação, juntamente com o médico assistente, dos hábitos de alimentação e de atividade física, tendo em vista o melhor prognóstico da gravidez. Até porque está bem documentado que «o peso em excesso durante a gravidez aumenta o risco de determinadas patologias médicas como hipertensão, diabetes, ameaça de parto pré termo», alerta a médica Ana Chung.
A avaliação da dieta e as propostas de alterações fazem parte do aconselhamento da equipa de saúde durante a preconceção.
Alimentação saudável e segura
«A alimentação deve ser equilibrada através dos cinco alimentos da Roda dos Alimentos», explica Ana Chung. «Se estiver já a tentar engravidar, a mulher deve evitar situações de risco como ter uma gastroenterite ou uma infeção alimentar», explica a médica Ana Chung. É, pois, importante evitar os mariscos, as saladas mal lavadas, a carne mal passada e os queijos de leite não pasteurizado.
Estilo de vida saudável
«A preconceção é uma oportunidade para ter cuidados de saúde relativamente a hábitos tabágicos que a mulher possa ter», explica a Obstetra Ana Chung, evidenciando a importância de, antes de engravidar, reduzir e parar de fumar.
No âmbito da aquisição de estilos de vida saudável, o exercício é também um aspeto importante para o bem-estar e a saúde em geral. Não há qualquer razão para não realizar exercício durante a fase da preconceção, hábito que deve ser mantido durante a gravidez.
Interditas substâncias nocivas
«Sempre que uma mulher começa a tentar engravidar, deve ter os mesmos cuidados como se estivesse grávida», descreve Ana Chung, portanto é totalmente desaconselhado o consumo de substâncias nocivas como o tabaco, o álcool e outras drogas.
Suspensão da pílula
A pílula contracetiva deve ser interrompida dois meses antes de se começar a tentar engravidar.
Alguns estudos demonstram haver o aumento de risco de gravidez de gémeos quando se engravida logo a seguir à pausa da pílula.
Na preconceção, e até que haja o aval do médico de que é seguro engravidar, é recomendado o uso de preservativo como método de contraceção alternativo.