Tendo excesso de peso, quais são os riscos que tenho na gravidez?
Na última publicação vimos que um IMC igual ou superior a 25 está associado a riscos para si e para o seu bebé (para calcular IMC em http://www.bmi.name/pt/ ) e que quanto maior o seu IMC, maiores são os riscos.

Mas afinal quais são os riscos para mim, enquanto grávida e o que posso fazer para os tentar reduzir?
Trombose
A trombose é a formação de um coágulo sanguíneo que pode estar nas pernas (trombose venosa dos membros) ou nos pulmões (embolia pulmonar), que pode ser fatal. A própria gravidez e o pós-parto aumentam o risco de desenvolver trombose. Se está acima do peso recomendado, o risco de desenvolver trombose é aumentado ainda mais.
Poderá ter que receber injeções de um medicamento chamado heparina de baixo peso molecular para reduzir esse risco. Este medicamento é seguro tomar durante a gravidez.
Diabetes gestacional
A diabetes diagnosticada pela primeira vez na gravidez é conhecida como diabetes gestacional. Se o seu IMC for 30 ou superior, têm três vezes maior probabilidade de desenvolver diabetes gestacional em comparação com mulheres com IMC abaixo de 25.
Entre as 24 e 28 semanas fará o rastreio da diabetes gestacional se for positivo terá que ter uma vigilância “mais apertada”.
Tensão alta e pré-eclâmpsia
Estar acima do peso aumenta o risco de desenvolver tensão alta e pré-eclâmpsia. Se tem um IMC de 30 ou mais, o seu risco de pré-eclâmpsia é 2 a 4 vezes maior em comparação com grávida com IMC normal.
A sua tensão arterial será avaliada em todas as consultas.
O risco de pré-eclâmpsia pode aumentar ainda mais se:
• tem mais de 40 anos
• teve pré-eclâmpsia numa gravidez anterior
• a sua tensão arterial já era alta antes da gravidez.
Se tiver esses ou outros fatores de risco, o seu médico poderá recomendar uma dose baixa de aspirina para reduzir o risco de desenvolver pré-eclâmpsia.
Problemas de saúde mental
O excesso de peso aumenta levemente o risco de desenvolver problemas de saúde mental na gravidez e após o nascimento do bebé.
Sei que não é fácil mas… Do que está à espera para começar a perder um bocadinho de peso?