O bebé pode ter soluços?

Escrito por: Dr.ª Mariana Mouraz, especialista em Ginecologia e Obstetrícia do Centro de Saúde Militar de Coimbra.

Já alguma vez sentiu os movimentos do seu bebé de forma ritmada? Ou já sentiu alguma coisa a mexer dentro da sua barriga como se fosse uma batida constante ou pulsada (tipo “pipocas a saltar”😊)?
Não se preocupe… é o bebé com soluços!

O bebé pode ter soluços? class=

O que pode causar os soluços ao feto?
As razões pelas quais os bebés soluçam na barriga das mães ainda é desconhecida.
Parece que nem todos os bebés tem soluços. E depois há aqueles que têm com muita frequência.
Algumas teorias sugerem que os soluços fetais estão ligados ao desenvolvimento dos pulmões e do sistema nervoso do bebé.
Os soluços são os pequenos movimentos que o diafragma do bebé faz quando eles começam a praticar a respiração. Quando o bebé inspira, o líquido amniótico entra nos pulmões, causando a contração do diafragma em desenvolvimento.

Mas é normal?
Os soluços são considerados, na maioria das vezes, um bom sinal e fazem parte da gravidez normal. Embora os soluços fetais possam chamar a atenção das mães, eles não são dolorosos e os episódios não devem durar mais do que 15 minutos.
Após as 32 semanas de gravidez é improvável que uma mulher sinta soluços todos os dias.
Tal como vimos, em grande parte das situações, os soluços não têm qualquer significado clínico, no entanto, se eles ocorrerem muitas vezes por dia após as 28 semanas, deve entrar em contato com o seu médico.
São necessárias mais evidências para garantir se episódios aumentados ou a duração dos soluços fetais no final da gravidez, são motivo de preocupação.

Em que semanas são mais comuns?
A maioria das grávidas apercebe-se dos soluços fetais no segundo ou terceiro trimestre, embora alguns fetos não tenham soluços e algumas grávidas nunca os sentirem. Têm tendência a reduzir nas semanas próximas ao parto.

Como parar os soluços fetais?
Embora os soluços no útero sejam normais, todo estes “estalares de pipoca” podem ser bastante perturbadores, especialmente se estiver a tentar trabalhar ou a fazer uma soneca! Tal como nos nossos próprios soluços, não há uma maneira infalível de parar os soluços do bebé no útero. É sugerido por alguns autores a mudança de posição, caminhar e beber água, pois qualquer novo estímulo incentiva o bebé a alterar a sua posição. Mas a melhor maneira de lidar com os soluços fetais é simplesmente aceitá-los 😉.

Outros Artigos deste tema

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.