É seguro beber um copo de vinho na gravidez?
Afinal, posso ou não posso beber um copinho de vinho/espumante/cerveja na gravidez?
Estas recomendações são adaptadas do Colégio Americano de Ginecologia Obstetrícia (ACOG).

“Podes beber só um copo que não te vai fazer mal!” Quando eu estava grávida também bebia um copinho de vez em quando e não aconteceu nada.” “É só um brinde.” “Espero que a minha obstetra não esteja a ver.” Quem nunca ouviu pelo menos umas destas míticas frases? E ainda mais em alturas festivas, como esta… Mas afinal posso ou não posso beber um copinho de vinho/espumante/cerveja na gravidez?
Estas recomendações são adaptadas do Colégio Americano de Ginecologia Obstetrícia (ACOG).
SE beber álcool durante a gravidez, o seu bebé pode correr o risco de ter malformações congénitas e paralisia cerebral, comprometer o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem na infância e na vida adulta.
E se o consumo for moderado: Qual é o risco?
Não existe uma quantidade ou um tipo de consumo seguro de álcool durante a gravidez. Mesmo o consumo moderado de álcool (uma bebida por dia) pode causar problemas para o resto da vida. Esses PROBLEMAS podem ser menos óbvios do que aqueles causados pelo consumo excessivo de álcool, são eles problemas ao nível da:
• Coordenação;
• Comportamento;
• Atenção;
• Aprendizagem.
E no consumo excessivo: Qual é o risco?
O consumo excessivo é considerado quando são mais de três doses por ocasião ou mais de sete doses por semana. O resultado mais grave do consumo excessivo de álcool durante a gravidez é chamado de síndrome de alcoolismo fetal (SAF). A SAF pode causar lesões graves à nascença no seu bebé, incluindo:
• Prematuridade;
• Problemas com o desenvolvimento do cérebro;
• Altura e peso abaixo da média;
• Tamanho da cabeça menor que o normal;
• Características faciais anormais.
SABIA QUE?
Nenhuma bebida é segura. Uma cerveja, uma dose de licor e um copo de vinho contêm aproximadamente a mesma quantidade de álcool?
O limite seguro de álcool na gravidez não é conhecido
Se está a tentar engravidar, não deve beber álcool.
Não sabia que estava grávida? Embora nenhuma quantidade ou tipo de álcool seja seguro durante a gravidez, é improvável que surjam lesões sérias se beber antes de saber que estava grávida. O mais importante é parar de beber álcool quando descobrir que está grávida.
Os defeitos congénitos relacionados ao álcool são completamente evitáveis.
NÃO BEBA ÁLCOOL DURANTE A GRAVIDEZ.