Como prevenir a morte súbita no bebé?

Escrito por: Dr.ª Mariana Mouraz, especialista em Ginecologia e Obstetrícia do Centro de Saúde Militar de Coimbra.

Só estas palavras “morte súbita” já são assustadoras para qualquer pai.
Nem nos nossos piores pesadelos queremos ouvir falar sobre isso, quanto mais passar por uma situação destas. Mas, infelizmente, é uma das causas mais frequentes de morte no primeiro ano de vida e é importante falar dela, nem que seja porque existem algumas medidas que se podem tomar para a REDUZIR.

Como prevenir a morte súbita no bebé? class=

E porque hoje se comemora o dia mundial da PREMATURIDADE, ficam a saber que um dos fatores de risco conhecidos para esta síndrome é a prematuridade, ou seja, quando o nascimento do bebé ocorre antes das 37 semanas de gestação.

Estas recomendações devem ser do conhecimento geral, não só para grávidas ou futuras grávidas, como para os pais, para os cuidadores de crianças e para os profissionais de saúde.

Saiba mais e veja quais as recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da Sociedade Americana de Pediatria.

O que significa Síndrome de Morte Súbita no Lactente?

Tal como o nome indica, a Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL) é a morte súbita e sem explicação de um bebé durante o primeiro ano de vida. É uma situação aterradora porque acontece sem aviso prévio, num bebé aparentemente saudável. A maioria dos casos acontece em casa, quando o bebé está a dormir, e por isso é conhecida como a “morte no berço”.

A ocorrência de morte súbita é rara no primeiro mês de vida, aumenta até atingir o máximo entre os 2 e os 4 meses e cerca de 95% dos casos surgem antes dos 6 meses de idade.

Como reduzir o risco?

1 - O SEU FILHO DEVE DORMIR SEMPRE DE COSTAS!
O risco aumenta consideravelmente se os bebés dormirem de barriga para baixo. Sabe-se também que dormir de lado não é seguro, nem recomendado. Quando os bebés são deitados de costas, a probabilidade de aspirarem o vómito é muito inferior do que se estiverem em qualquer outra posição.

2- O SEU FILHO DEVE DORMIR NUMA CAMA APROPRIADA!
Até aos 2 anos o bebé deve dormir numa cama de grades, sobre um colchão firme e bem-adaptado ao tamanho da cama ou berço, para que não fique qualquer espaço entre o colchão e as grades. Os pés do bebé devem tocar o fundo da cama, de forma a que não haja risco de escorregar para debaixo dos lençóis.

3 - DESTAPE A CABEÇA DO BEBÉ!
A roupa da cama não deve cobrir a cabeça do bebé. Quando o bebé está a dormir, não deve usar almofada, fralda, gorros, babetes ou outras peças soltas que possam tapar-lhe a cabeça.

Não o cubra demasiado – a cabeça deve estar sempre descoberta - a roupa não deve ultrapassar os ombros e os cobertores não devem ser pesados.

4 – NÃO FUME DURANTE A GRAVIDEZ. NEM DEPOIS!
O risco de SMSL aumenta se a mãe fumou durante a gravidez e se continua a fumar após o parto. Quando o pai também fuma, o risco agrava-se mais.

Não deixe ninguém fumar no ambiente que o seu filho respira - quarto, casa, carro ou onde quer que ele permaneça.

5 -EVITE O SOBREAQUECIMENTO!
Para prevenir isto deve usar o bom senso e adequar a temperatura do quarto, a roupa do bebé e a roupa da cama à estação do ano e ao lugar que habita.

A temperatura ideal do quarto deverá estar entre 18-21 ºC.

Colocando o dorso da sua mão na nuca ou no tronco do bebé poderá avaliar facilmente se ele está muito aquecido. 

Se o bebé tiver febre as roupas devem ser aligeiradas (arrefecimento físico)

4 - NÃO COLOQUE O BEBÉ NA SUA CAMA PARA DORMIR!
Dormir na cama com o bebé aumenta o risco de SMSL e o risco de asfixia. Este risco aumenta consideravelmente se os adultos que partilham a cama fumarem, estiverem muito cansados, se tomaram medicamentos calmantes ou se ingeriram bebidas alcoólicas.

Nunca adormeça no sofá com o seu bebé!

O bebé deve dormir numa cama adequada e separada dos pais. Durante pelo menos os primeiros seis meses, o bebé deve dormir no quarto dos pais, idealmente até fazer um ano.

5 -O BEBÉ ACORDADO PODE ESTAR NOUTRAS POSIÇÕES
Quando está acordado pode colocar o bebé de barriga para baixo para brincar. Isto fortalece os músculos do pescoço e das costas e contraria posições preferenciais da cabeça e a ocorrência de deformações (plagiocefalia posicional).

Ensine o seu bebé a dormir de barriga para cima e a brincar de barriga para baixo.

6 - A CHUPETA PODE REDUZIR O RISCO DE MORTE SÚBITA
Ofereça uma chucha ao bebé para dormir, mas se ele a rejeitar não force. Se o bebé for amamentado, a chupeta não deve ser oferecida nas primeiras semanas de vida, pois pode prejudicar a adaptação de bebé à mama.

7 – A AMAMENTAÇÃO É RECOMENDADA!
O aleitamento materno é recomendado – Se possível, as mães devem amamentar o bebé, exclusivamente, até aos 6 meses.

8 - TENHA UMA GRAVIDEZ VIGIADA!
As grávidas devem ter acesso a cuidados pré-natais regulares.

9 – MANTENHA A VACINAÇÃO DO SEU FILHO ATUALIZADA!
Os bebés devem ser imunizados conforme as recomendações da Direção-Geral da Saúde e Sociedade Portuguesa de Pediatria.

A vacinação ajuda a proteger o seu bebé contra o desenvolvimento de muitas doenças!

10 – KEEP CALM!

Outros Artigos deste tema

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.