Estar grávida no verão

Escrito por: Iolanda Veríssimo

Saiba como estar confortável durante o tempo de calor e quais os cuidados a ter para desfrutar do verão em segurança.

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Um dos grandes desafios para a grávida no verão é proteger-se do sol e do calor, ao mesmo tempo que lida com os sintomas habituais da gravidez.

Lidar com os enjoos

Especialmente no primeiro trimestre de gravidez, é natural que os enjoos a perturbem e que o calor pareça piorar a situação. Para atenuar o problema, faça refeições ligeiras durante o dia, em intervalos frequentes, e opte por ficar em casa nas horas de maior calor.

Aliviar os edemas

Para prevenir ou aliviar o desconforto de edemas ou inchaços nas mãos, pés e tornozelos, deve beber bastantes líquidos, descansar várias vezes ao longo do dia, se possível, com as pernas levantadas, e evitar permanecer demasiado tempo de pé ou sentada.

Manchas na pele

As manchas cutâneas provocadas pelas alterações hormonais características da gravidez podem ser agravadas pela exposição solar. Por isso, a grávida deve usar um protetor solar adequado para a sua pele, resistente à água, para além de evitar sair nas horas mais quentes, entre as 11 da manhã e as 5 da tarde.

O consumo de produtos que contenham vitamina C, como laranjas ou brócolos, também pode ajudar a controlar a produção de melanina, a proteína produzida pelos melanócitos, células responsáveis pela pigmentação da pele.

Sol na gravidez

Os banhos de sol durante a gravidez não são proibidos. No entanto, é importante garantir alguns cuidados. A exposição aos raios ultravioleta A (UVA) e B (UVB) prejudica a saúde de todas as pessoas, mas especialmente da grávida, cuja pele fica mais sensível perante a multiplicidade de alterações hormonais durante o período de gestação.  

A exposição excessiva aos raios ultravioleta pode conduzir à desidratação e contribuir para a diminuição dos níveis de ácido fólico no organismo, vitamina essencial para o desenvolvimento saudável do bebé. Além do uso de protetor solar, é importante utilizar chapéu e óculos de sol.

Iodo na água do mar: mito ou verdade?

A água do mar contém minerais como o iodo. Contudo, o facto de tomar banho na praia não substitui a necessidade de suplementação deste mineral durante a gravidez.

Vestir-se para o verão

O uso de roupas claras e leves e a opção por sapatos abertos e frescos pode fazer a diferença em termos de conforto. Escolha roupas práticas e privilegie as peças de linho e algodão. Lembre-se que durante a gravidez é natural ter mais vontade de ir à casa de banho, pelo que o uso de roupa que se vista e dispa facilmente pode tornar este aspeto mais simples. Os vestidos e saias são escolhas inteligentes e combinam bem com a estação.

Medidas de segurança em viagem

Se estiver a pensar viajar durante o verão, escolha um destino onde possa descansar e relaxar. Estar grávida não deve ser um impedimento para viajar, mas é preferível planear um itinerário menos preenchido do que aqueles em que tenta visitar todas as atrações turísticas de uma cidade. 

Durante a gravidez poderá viajar em qualquer meio de transporte, desde que assegure cuidados como a utilização do cinto de segurança, e reserve tempo para descansar, ir à casa de banho e comer com frequência. 

O que levar consigo, quando viaja

Em viagem, garanta que leva consigo a medicação e os suplementos que estiver a tomar, o Boletim de Saúde da Grávida, e todos os contactos que podem ser úteis em caso de urgência.

Faça exercício ao ar livre

Estar grávida na estação quente oferece diversos aspetos positivos. Este é um período especialmente apetecível para praticar atividade física fora de casa, por exemplo, permitindo-lhe nadar, passear na praia e toda uma série de outras atividades ao ar livre.

Ingira alimentos frescos

Do mesmo modo, a abundância de fruta e vegetais frescos da época permite-lhe beneficiar de uma série de vitaminas e nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável do bebé.

Descanse e relaxe

O verão é também sinónimo de férias e estar grávida nesta altura pode significar ter mais tempo para relaxar, afastar-se do stresse do trabalho ou ir ao cinema com o seu companheiro.

Outros truques

Em casa, mantenha um ambiente fresco. À noite, tenha sempre uma toalha molhada na mesa-de-cabeceira, para poder colocar na testa caso sinta muito calor.

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