Desktop


Primeiro passo


A aplicação Nove Meses utiliza a plataforma Adobe Air, pelo que antes de a instalar deverá assegurar-se de que tem o Adobe Air instalado e atualizado. Poderá fazê-lo diretamente no site da Adobe, aqui. Efetue o download e siga os passos indicados tanto no site da Adobe, como no Assistente de Instalação.




Segundo passo


Após ter instalado ou atualizado o Adobe Air, pode então efetuar o download da aplicação na zona “APP Nove Meses” no menu e pressionando o botão “Download”.


Se lhe surgir uma caixa de diálogo com as opções “Guardar” ou “Executar”, escolha a opção “Executar”. Caso não lhe surja qualquer caixa, deverá executar o ficheiro após o download.




Terceiro passo

 

A primeira vez que executa a aplicação está irá ligar-se ao servidor da Nove Meses para efetuar o download de todo o conteúdo. Deverá ter a ligação à internet ativa durante todo este processo.

 

Terá ainda de personalizar a sua aplicação com o seu nome e a data prevista para o parto, e depois carregar no botão “Guardar”.



A aplicação



Editar

 

A aplicação A Nossa Gravidez abre automaticamente sempre que o seu computador arranca. Pode desligar ou reativar esta opção no botão “Editar”.




Como funciona


A aplicação está dividida em duas zonas: a zona superior, que lhe mostra informação do desenvolvimento do bebé, e a zona inferior, onde lhe surge um artigo por dia com dicas e cuidados úteis para a sua gravidez.

 

 

Navegação

 

Pode, utilizando as bolas de navegação existentes, consultar as
semanas anteriores e /ou os artigos dos dias anteriores.




Diminuir

 

Pode reduzir a dimensão da sua aplicação de modo a que esta
ocupe menos espaço no ecrã.

 

 

 

Sempre visível

 

O modo “diminuído” permite-lhe fixar a aplicação para que esta fique sempre por cima das outras janelas, através do botão “Sempre Visível”. Para voltar ao modo normal pode utilizar o botão “Aumentar” ou o +.

Mobile


Primeiro passo

Se o seu dispositivo estiver equipado com sistema operativo Android pode efetuar o download aqui. Caso o seu dispositivo esteja equipado com o sistema operativo iOS (iPhone, iPad, iPod), pode efetuar o download aqui.

Segundo passo

Na primeira vez que executa a aplicação, esta irá ligar-se ao servidor da Nove Meses para efetuar o download de todo o conteúdo. Deverá ter a ligação internet ativa durante todo este processo.

Poderá ainda personalizar a sua aplicação, escolhendo a opção “futura mãe-pai” e inserindo o seu nome e a data prevista para o parto. Depois, carregue no botão “guardar alterações”. Caso não queira completar esta informação, escolha a opção “Quero engravidar”.


A aplicação

Ecrã inicial

A aplicação dispõe de um menu dividido em cinco áreas:

  • Informação
  • Medicamentos
  • Consultas
  • Álbum
  • Definições



Informação

Nesta área encontra informação semanal sobre o desenvolvimento do bebé, dicas para a mãe e para o pai, assim como artigos dedicados a temas relevantes na gravidez e pós-parto.
A zona superior do ecrã indica a semana de gravidez a que a informação se refere. Pode transitar entre semanas usando as setas laterais.

         

Medicamentos

Nesta área pode obter informação sobre medicamentos recomendados para suplementação universal na gravidez e adicionar informação personalizada sobre medicamentos específicos (notas ou lembretes). No campo “aviso”, deve clicar na seta para escolher a regularidade com que pretende receber o lembrete, e nos campos data e hora deve indicar o período temporal em que deseja receber o aviso. No final, carregue em “criar”.

Os eventos ficam automaticamente sincronizados com o calendário do seu aparelho, pelo que se ativar os avisos, estes funcionarão mesmo com a aplicação fechada.

Consultas

Na zona superior do ecrã aparecem duas áreas: “marcações” e “guia”. A área em que se encontra estará sublinhada com uma barra azul. Nas marcações, poderá adicionar lembretes de consultas, análises e vacinas, preenchendo o formulário disponível. Neste formulário tem também um campo onde pode escrever as suas notas, por exemplo, as perguntas a fazer ao profissional de saúde na consulta.

À semelhança do que acontece com os lembretes sobre medicamentos, os eventos ficam automaticamente sincronizados com o calendário do seu aparelho, pelo que se ativar os avisos, estes funcionarão mesmo com a aplicação fechada.

Na secção “Guia” estão disponíveis as consultas, ecografias e rastreios analíticos obrigatórios e/ou recomendados, desde o período preconcecional até ao pós-parto.



Álbum

Nesta área poderá inserir fotografias de momentos importantes, a partir da galeria do aparelho ou diretamente da câmara fotográfica. No formulário disponível para inserir a fotografia pode adicionar notas (Ex.: “Neste dia senti o primeiro pontapé!”).

    

Definições

Pode modificar as configurações da sua aplicação acedendo a este último item do menu inicial. Aqui pode alterar o nome/apelido, a sua situação e a data prevista para o parto.

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.