Diário da amamentação

Além de alimentar o bebé, o leite materno tem um papel muito importante do seu desenvolvimento e num crescimento saudável. Por isso, e porque sabemos que é difícil acompanhar todos os momentos da amamentação, disponibilizamos um documento onde pode manter o registo dos mesmos

Horário

Manter registo das horas que amamenta poderá ajudar a perceber de quanto em quanto tempo o seu bebé precisa de ser amamentado. Registar estes tempos pode ajudá-la também a dar a conhecer o horário a outros caso o bebé fique com outras pessoas, para que saibam manter os horários do bebé, ou quando retirar leite com a bomba para manter o estímulo da produção de leite.

duração

Perceber o tempo médio em que o bebé mama pode ajudar a prever as alturas em que precisa de mais ou menos leite, ou até perceber que algo não está bem quando se desvia do padrão.

mama da amamentação

Sabemos que a maternidade é difícil, e entre todas as mudanças no corpo, nos horários de sono, no dia a dia, pode ser difícil lembrar-se qual a mama da última amamentação.

estado do bebé

Saiba como o bebé se parece sentir a cada amamentação, e perceba se o seu humor ou estado influencia os seus horários ou a duração da mesma.

Dores ou sintomas

Aponte rapidamente os resultados físicos da amamentação. Seja sentir-se normal e bem, seja dores nos seios, altas temperaturas, feridas nos mamilos…, saiba dizer rapidamente o que a amamentação lhe traz fisicamente, podendo de modo fácil partilhar com o seu médico(a), parceiro(a), ou com quem o quiser fazer.

Bombear

Extrair leite é tão importante quanto dar de mamar. Traz-lhe vantagens de poder reservar o leite para ser usado quando não está presente, e ajuda-a a aliviar a possível pressão nos seios. Registar esta extração ajuda-a a manter um histórico mais completo do dia-a-dia da amamentação.

Descarregue o Diário da amamentação (PDF)

Outras Ferramentas

Ver todas as ferramentas

Fontes

SNS. “Obstetrícia: o que levar para o hospital no dia do parto?”. Disponível em: https://www.chts.min-saude.pt/internamento-2/obstetricia-o-que-levar-para-o-hospital-no-dia-do-parto/. Consulta a 2021.04.07.

CUF. “O que levar para a maternidade”. Disponível em https://www.cuf.pt/grandes-areas-da-saude/maternidade/o-que-levar-para-maternidade. Consulta a 2020.12.29.

Lusíadas. “Mala de maternidade: o que levar”. Disponível em https://www.lusiadas.pt/blog/gravidez-maternidade/parto/mala-maternidade-que-levar. Consulta a 2020.12.29.