Exposição a produtos químicos nocivos do plástico pode contribuir para a depressão pós-parto

Estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism indica que os produtos químicos que desregulam o sistema endócrino podem influenciar as alterações hormonais durante a gravidez e contribuir para a depressão pós-parto.

A depressão pós-parto é uma perturbação psicopatológica grave, que poderá revelar-se passados algumas semanas ou meses depois do parto, e que apresenta os mesmos sintomas de uma depressão comum, suscetível de aparecer em qualquer outra fase da vida, mas que é acompanhada de sinais especificamente ligados à relação com o bebé. 

A causa da depressão pós-parto não é clara, mas as alterações hormonais durante a gravidez foram considerados um fator importante. Sabe-se que produtos químicos nocivos, como bisfenóis e ftalatos, encontrados em plásticos e produtos de higiene pessoal, afetam as hormonas sexuais. 

No estudo em questão, os investigadores mediram os níveis de bisfenóis, ftalatos e hormonas sexuais em 139 grávidas. Estas mulheres foram ainda avaliadas quatro meses após o parto, usando a escala de avaliação psicológica Edinburgh Postnatal Depression Scale (EPDS). A equipa de investigação pôde concluir que as mulheres com níveis mais elevados de ftalatos na urina eram mais propensas a desenvolver depressão pós-parto. Estas mulheres também apresentavam níveis mais baixos de progesterona, uma hormona que desempenha um importante papel no ciclo menstrual, na manutenção das primeiras semanas de gravidez e nas oscilações de humor. 

"Verificámos que a exposição ao ftalato estava associada a níveis mais baixos de progesterona durante a gravidez e a uma maior probabilidade de desenvolvimento de depressão pós-parto", afirmou a investigadora Melanie Jacobson, PH.D., M.PH. NYU Langone Medical Center, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, e uma das autoras do estudo. 

Segundo Jacobson"estes resultados devem ser interpretados com cuidado, uma vez que este é o primeiro estudo a analisar a relação entre estes produtos químicos e a depressão pós-parto, para além da amostra do estudo ser pequena". 

 

Fontes: https://medicalxpress.com/news/2021-04-exposure-chemicals-plastic-contribute-postpartum.html 

 

Melanie H Jacobson et al. Prenatal exposure to bisphenols and phthalates and postpartum depression: The role of neurosteroid hormone disruption, The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (2021). DOI: 10.1210/clinem/dgab199