Exercício na gravidez protege contra diabetes tipo 2 e hipertensão

O exercício físico regular e supervisionado durante a gravidez reduz os níveis de insulina e tensão arterial, diminuindo o risco de diabetes tipo 2 e hipertensão, indica um estudo norueguês publicado na revista científica BMC Pregnancy and Childbirth.

Exercício na gravidez protege contra diabetes tipo 2 e hipertensão

De acordo com uma notícia do site britânico Diabetes.co.uk - the global diabetes community, a investigação tinha como objetivo analisar o impacto do exercício físico programado na "retenção de peso no pós-parto" (do inglês Postpartum Weight Retention - PPWR) três meses após o nascimento do bebé.

Para tal, a equipa de investigação criou um programa de exercícios para estimular as grávidas com excesso de peso ou obesidade a praticarem atividade física, dividindo a amostra de 70 mulheres em dois grupos. O grupo de mulheres que foram motivadas a praticar atividade física frequentou treinos supervisionados três vezes por semana. Os treinos eram compostos por 35 minutos de exercícios de intensidade moderada - caminhada e corrida - e 25 minutos de exercícios de resistência física. O grupo de controlo recebeu apenas os cuidados pré-natais habituais.

Perda de peso não foi significativa

Em termos de emagrecimento, foi possível verificar que, no grupo que praticou exercício, as mulheres retiveram menos o peso ganho na gravidez. Contudo, as diferenças face ao grupo que não praticou exercício não foram estatisticamente significativas.

Os benefícios da atividade física foram mais evidentes no que toca aos níveis de insulina e tensão arterial, que diminuíram significativamente nas mulheres que praticaram exercício. A redução dos valores de insulina indica um menor risco de resistência à insulina e diabetes tipo 2.

Os cientistas apuraram ainda que três mulheres do grupo que não praticou exercício vieram a desenvolver diabetes tipo 2 após a gravidez, enquanto no grupo que frequentou o programa de atividade física nenhuma mulher veio a ser diagnosticada com a doença.

Além disso, cerca de 46 por cento das mulheres que começaram a fazer exercício durante a gravidez afirmaram manter a prática após o parto, face a apenas 25 por cento das mulheres no grupo de controlo.

Segundo os investigadores, mais estudos serão necessários para confirmar estes resultados, mas é provável que este tipo de intervenções ajudem a reduzir o risco de diabetes tipo 2 e hipertensão no pós-parto.

Últimas Notícias

Mães com excesso de peso mais propensas a interromper amamentação

As mães que apresentam excesso de peso têm maior probabilidade de interromper o aleitamento materno na primeira semana após o nascimento do bebé, indica um estudo desenvolvido pela London School of Economics and Political Science, no Reino Unido, e a Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.

Por que motivo, durante a gravidez, os sonhos e os pesadelos são mais frequentes?

Os sonhos e os pesadelos durante a gravidez, principalmente durante o terceiro trimestre, tornam-se mais vívidos e frequentes, avança um artigo publicado no portal Live Science.

O sexo de bebé influencia complicações relacionadas com a gravidez

O sexo do bebé controla os níveis de pequenas moléculas também conhecidas como metabolitos no sangue da mulher grávida. Este facto poderá explicar por que motivo o risco de desenvolvimento de algumas doenças na gravidez variam dependendo de ser um menino ou uma menina.

“Testes do pezinho” revelam que houve mais 97 nascimentos no primeiro semestre deste ano

Dados apurados através do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, conhecido como "teste do pezinho", apontam para um aumento no número de nascimentos no primeiro semestre de 2018, em relação ao mesmo período de 2017.

Menor risco de obesidade nas crianças cujas mães têm estilo de vida saudável

Um estudo publicado no British Medical Journal (BMJ) sugere que as crianças cujas mães seguem um estilo de vida saudável têm menor probabilidade de desenvolver obesidade, em comparação com crianças cujas mães optam por um estilo de vida menos saudável.

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.