Estudo realça importância da consulta pediátrica pré-natal

Escrito por: Michelle Tomás Edição: Iolanda Veríssimo

A consulta pediátrica pré-natal é aconselhável a todos os futuros pais, de acordo com um relatório clínico publicado na revista Pediatrics.

Estudo realça importância da consulta pediátrica pré-natal

Durante o terceiro trimestre, todas as famílias deveriam realizar uma consulta pediátrica pré-natal, por forma a estabelecer o primeiro contacto com o pediatra da criança.

Segundo os autores, as consultas pediátricas pré-natais permitem o estabelecimento de uma relação de apoio e confiança entre o pediatra e os pais. Para além disso, é uma forma prática de obter esclarecimentos sobre as questões da parentalidade e, em alguns casos, identificar precocemente os riscos psicossociais através da recolha de informações básicas do contexto familiar.

O relatório clínico realça ainda a necessidade de as consultas pré-natais serem incorporadas na rotina das práticas das consultas pediátricas.

Em Portugal, a consulta pediátrica pré-natal realiza-se entre as 32 e 35 semanas de gestação, e tem como objetivo recolher informação básica sobre a saúde dos pais e da gravidez. O pediatra aconselha ainda sobre os primeiros tempos de vida do bebé e esclarece as principais dúvidas dos pais.

Últimas Notícias

Mortalidade infantil atinge valores mais baixos desde que há registo

Segundo dados recentes apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística, a taxa de mortalidade infantil diminuiu cerca de 0,7% em 2017, atingindo o valor mais baixo de que há registo em Portugal.

Gargalhadas dos bebés semelhantes à dos macacos

Bebés mais novos riem-se como outros primatas. O ser humano é o único que se ri por meio da exalação, ou seja, o ato de expelir ou soltar.

Estudo sugere que crianças memorizam sons durante a sesta

Cientistas analisaram o que as crianças ouvem ou não durante o sono, concluindo que o ambiente sonoro durante as sestas não passa despercebido e gera memórias.

Mulheres devem fazer pausa de, pelo menos, 12 meses entre cada gravidez

Conceber novamente muito cedo poderá provocar complicações para o parto, avança um estudo publicado no Mail Online.

A televisão e a Internet influenciam os hábitos alimentares das crianças, diz estudo

A exposição excessiva aos ecrãs por parte das crianças aumenta o interesse e a probabilidade de consumo de ‘comida de plástico’, indica um estudo destacado no The Daily Telegraph.

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.