Estudo aponta benefícios do exercício físico durante a gravidez

Escrito por: Michelle Tomás / Edição: Iolanda Veríssimo

A combinação entre exercício físico regular e um aconselhamento dietético durante a gravidez facilita o parto da mulher, reforça um novo estudo realizado na Noruega. 

Estudo aponta benefícios do exercício físico durante a gravidez

Combinar exercício físico e uma dieta durante a gravidez resulta num trabalho de parto mais demorado, porém diminui a probabilidade de ocorrerem complicações durante o mesmo, avança um estudo publicado na revista científica norueguesa Acta Obstetricia et Gynecologica Scandinavica.

Segundo uma notícia do portal online Science Daily, a amostra foi constituída por 303 mulheres grávidas que foram sujeitas a um aconselhamento dietético e à prática de exercício físico duas vezes por semana; e 303 mulheres grávidas que receberam o acompanhamento padrão.

O estudo concluiu que a combinação da prática de exercício físico regular e uma dieta diminui a necessidade de realizar um parto por cesariana, assim como o risco de complicações, 

Os investigadores reforçam a importância de introduzir a atividade física no dia-a-dia e uma alimentação saudável antes da gravidez.

Últimas Notícias

Semana Europeia da Vacinação

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou uma campanha de sensibilização para a vacinação, lembrando que «só esta pode proteger contra doenças que podem conduzir a incapacidade para toda a vida ou mesmo à morte».

A mãe e o pai da geração Millennial

Os pais Millennials cresceram com consciência dos problemas ambientais e verifica-se uma tendência crescente para consumir produtos cada vez mais ecológicos.

Sincronização dos relógios biológicos de mãe e bebé pode prevenir doenças

Um estudo publicado no Journal of Physiology sugere que os cuidados prestados pela mãe após o nascimento podem ter um impacto positivo no relógio biológico interno do bebé. Segundo a investigação, a redução de disfunções no relógio interno, que regula o sono, pode ajudar a prevenir doenças associadas ao estilo de vida, como doenças cardíacas e obesidade.

Níveis de iodo nas grávidas vão ser monitorizados em estudo

Uma equipa de investigação liderada pelo Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) vai avaliar um grupo de grávidas acompanhadas no Centro Hospitalar de São João, no Porto, para analisar os seus níveis de iodo e conhecer a prática dos profissionais de saúde relativamente a este nutriente dentro do Sistema Nacional de Saúde.

Ingestão de cafeína durante a gravidez pode ter implicações no peso do bebé

De acordo com um estudo observacional realizado na Noruega, a exposição a níveis moderados ou elevados de cafeína durante a gestação pode influenciar o aumento de peso do bebé durante a primeira infância. A notícia é avançada pelo jornal online The Economic Times.

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.