Documentário mostra como a tecnologia permite que crianças surdas venham a ouvir normalmente

Atualmente as crianças com problemas de audição diagnosticados à nascença confundem-se tão bem com as crianças que ouvem bem, que a maioria das pessoas não se apercebe da existência de tantas crianças surdas, defendem especialistas.

Documentário mostra como a tecnologia permite que crianças surdas venham a ouvir normalmente

Atualmente as crianças com problemas de audição diagnosticados à nascença confundem-se tão bem com as crianças que ouvem bem, que a maioria das pessoas não se apercebe da existência de tantas crianças surdas. Esta é a tese defendida pela especialista norte-americana Jane R. Madell, audiologista pediátrica, que em conjunto com a realizadora Irene Taylor Brodsky produziu o documentário "The Listening Project”, que dá voz a uma série de jovens que nasceram surdos e têm hoje uma vida normal.

Esta evolução foi possível graças à tecnologia, que permite equipar os bebés com aparelhos auditivos logo nas primeiras semanas de vida, levando a que estes aprendam a ouvir e falar como se tivessem uma audição completamente normal.

O objetivo da audiologista Jane Madell é que todos os pais de bebés que nascem com problemas de audição saibam que atualmente é possível que qualquer criança com falhas de audição graves aprendam a ouvir e a falar como qualquer outra criança.

O trailer do documentário em inglês pode ser visto em: http://vermilionpictures.com/the-listening-project/

Últimas Notícias

Amamentação protege bebés de bactérias resistentes a antibióticos

Investigadores da Universidade de Helsínquia, na Finlândia, verificaram que crianças amamentadas por seis meses apresentam menor quantidade de bactérias resistentes a antibióticos, no intestino, do que crianças amamentadas durante menos tempo ou que não foram amamentadas de todo.

Cesarianas quase duplicaram em todo o mundo em 15 anos

Investigação aponta para um aumento significativo do parto por cesariana nos países mais ricos por razões não médicas.

Especialistas relembram perigos do consumo de álcool na gravidez

A propósito das comemorações do Dia Mundial para a Consciencialização sobre o Síndrome de Alcoolismo Fetal, especialistas internacionais relembraram as razões pelas quais as grávidas não devem consumir álcool durante o período de gestação. 

A importância de amamentar nos primeiros instantes de vida

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Unicef realçam a importância de amamentar o recém-nascido logo nos primeiros instantes de vida, avança o El País.

DGS sublinha importância da vacinação contra o sarampo em tempo de férias

A Direção-Geral de Saúde (DGS) apelou esta segunda-feira à vacinação das crianças aos 12 meses e cinco anos de idade contra o sarampo, papeira e rubéola (VASPR), sobretudo tendo em consideração os riscos acrescidos de um surto de sarampo em época de férias e viagens. 

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.