Melhor altura para engravidar

Escrito por: Ana Margarida Marques
Com os depoimentos e revisão de: Professora Doutora Isabel Torgal, Médica especialista em Ginecologia/Obstetrícia, com subespecialidade em Medicina da Reprodução

O período fértil do ciclo menstrual é o intervalo de tempo em que há maior probabilidade de ficar grávida. Saiba porquê e como determiná-lo.

Melhor altura para engravidar class=

A melhor altura para engravidar corresponde ao período fértil do ciclo menstrual. «É o período após a ovulação, em que há libertação de um óvulo a partir dos ovários e, como tal, é a fase do ciclo menstrual em que a mulher pode engravidar», explica a Médica especialista em Ginecologia/Obstetrícia Isabel Torgal, esclarecendo que, nas mulheres com ciclos regulares ditos normais, o período fértil ocorre por volta do 14º dia do ciclo, o que faz com que a probabilidade de a mulher engravidar aumente se tiver «relações sexuais em dias alternados entre o 12º e o 16º dias do ciclo.»

Como determinar o período fértil

Consoante a opção de cada mulher ou casal, existem metodologias para determinar o período fértil. «Há métodos mais artesanais, como a medição da temperatura basal, ou mais sofisticados, como os testes de ovulação que se vendem nas farmácias, que poderão ajudar a determinar o período fértil com maior rigor», esclarece a médica.

Consulte aqui a nossa ferramenta para calcular o período fértil.

Quando deve ir ao médico?

Antes de começar a tentar engravidar é importante que «o Obstetra possa avaliar se estão reunidas todas as condições para se conseguir uma gravidez a termo e sem riscos», recomenda.

Conselhos de saúde

As principais recomendações na fase da preconceção são: manter ou adotar um estilo de vida saudável, ter uma alimentação equilibrada no dia a dia e evitar o consumo de tabaco, álcool e substâncias tóxicas.

De igual modo, é importante durante a preconceção realizar a suplementação de iodo e de ácido fólico.

Primeiros sintomas da gravidez

Os primeiros sintomas de gravidez são variáveis de mulher para mulher. Enjoos, sensibilidade a aromas ou variações de humor são alguns dos indicadores possíveis, explica a médica, concluindo: «Há um “sintoma” que normalmente todas têm: uma enorme felicidade!»

Quando realizar o teste de gravidez

«Os testes de gravidez devem ser feitos mais ou menos na altura em que deveria aparecer a menstruação, caso esta não apareça», esclarece a médica Isabel Torgal, acrescentando que os testes podem ser realizados «na urina (com a primeira urina da manhã)», feitos numa farmácia ou em casa, «ou então no sangue, através do doseamento de uma hormona chamada beta-hCG» se o teste for feito num laboratório de análises.

Subscreva a Newsletter

Receba informação semanal adaptada ao desenvolvimento da sua gravidez.